Noites Brancas é uma obra do escritor
Fiódor Dostoiévski. O personagem central numa das noites brancas da capital apaixona-se por Nástienka. Nesta obra, diferentemente de outras, em que a preocupação social é a directriz para o enredo, desta vez encontramos um Dostoiévski romântico, lúdico. O personagem principal, que ao contrário das versões teatrais e cinematográficas, não tem nome, vaga errante pela "noite branca" de
São Petersburgo. "Noite branca" refere-se a um fenómeno comum na Europa em que, mesmo à noite, o sol não chega a se pôr completamente, causando uma atmosfera onírica. Um encontro casual muda completamente a vida do até então solitário protagonista: conhece a ingénua e também sonhadora Nástienka, que aos prantos, espera aquele a quem um ano antes tivera prometido o seu amor.
Ao longo das quatro noites seguintes, o protagonista apaixona-se pela moça e conhece a sua história: vive atada com um alfinete à saia da avó cega e ao lado da criada surda. Quando um novo inquilino chega à sua casa, ela vê a possibilidade de escapar da . O misterioso homem um dia deixa a casa, prometendo que voltaria depois de um ano, quando tivesse condições de casar-se com ela. Quando o protagonista encontra Nástienka na ponte sobre o rio Nieva, estamos exactamente no dia marcado para o reencontro. Mas nenhum dos três personagens pode prever o que o destino preparou para eles.
"A love triangle, the past invades the present. Mario, a shy man new in Venice, chats up a crying woman on a bridge. She's Natalia, waiting for a lover gone for a year who promised to return. For three nights, Mario accompanies Natalia, assists her, distracts her, dances with her, and falls in love. He's the present, real; can he pull Natalia into his arms, away from the past and from love for a man who will probably never return? On the third night, just before dawn, it snows"
IMDB