“And so I ask myself: 'Where are your dreams?' And I shake my head and mutter: 'How the years go by!' And I ask myself again: 'What have you done with those years? Where have you buried your best moments? Have you really lived?" Fyodor Dostoyevsky, White Nights

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Cléo de 5 à 7 (1961)



Cléo é uma cantora recente mas com sucesso, rodeada de pessoas que a tentam constantemente animar e fazer esquecer a sua permanente insatisfação e insegurança. Ela aguarda ansiosamente pelos resultados de uns exames médicos, mas está plenamente convencida que vai morrer. O filme é todo ele uma luta pela vida. Cléo vai despindo a personagem de artista de "plástico" que parece asfixiá-la, e o que é certo é que a ânsia e o medo desaparecem também no momento em que ela se parece reencontrar finalmente com ela própria.

..."Fixemo-nos então, um pouco em Cléo de 5 às 7 (1961), talvez o filme mais conhecido de Agnès Varda, e seu segundo longa-metragem. A protagonista, em face da iminência da morte sugerida nos tarôs, perambula pelas ruas de Paris, sozinha e sem direção, até que ocorre, em seu espírito, uma mudança. "Estou feliz", ela diz ao soldado que encontra em seu passeio, e não entendemos bem o porquê. Ora, o que aconteceu nesta uma hora e meia de narrativa – em tempo real – que justificasse a transição dentro da protagonista? Pela primeira vez, Cléo vivenciou a cidade, as pessoas, as construções, os jardins. Pela primeira vez, libertou-se dos espelhos que marcam a primeira metade do filme e se relacionou com o outro. Se a Nouvelle Vague foi marcada por essa exploração do cotidiano, das ruas, dos cafés, da vida das cidades, poucas vezes a premissa foi levada tão ao limite quanto em Cléo de 5 às 7. Porque cada figurante, placa de trânsito, nova rua que aparece no longa-metragem sugere mais do que uma função, revela um espírito. O soldado que se relaciona com a cantora no fim do filme não é mais importante do que a luz que bate nas árvores do jardim. Tudo transforma-se em Cléo."..."
Leonardo Levis



IMDB

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

London, Harrow, United Kingdom