“And so I ask myself: 'Where are your dreams?' And I shake my head and mutter: 'How the years go by!' And I ask myself again: 'What have you done with those years? Where have you buried your best moments? Have you really lived?" Fyodor Dostoyevsky, White Nights

terça-feira, 16 de abril de 2013

O Século do Eu (2002)


"Esta aclamada série de Adam Curtis examina a ascensão do consumo, tendo como pano de fundo a dinastia Freud. Para muitos políticos e empresários, o triunfo do EUA representa a expressão máxima da democracia, onde o poder finalmente passou a ser exercido para o povo. A ideia é dar às pessoas o sentimento de estarem no comando, mas estarão realmente? O século do EUA conta a história não contada e às vezes controversa do crescimento da sociedade de consumo de massa na Grã-Bretanha e os Estados Unidos. Como foi o consumo criado, por quem, e com que interesses?
A dinastia Freud está no coração desta história social. Sigmund Freud, fundador da psicanálise, o seu sobrinho Edward Bernays, que inventou as relações públicas, Anna Freud, filha devotada de Sigmund e o neto de Sigmund, Matthew Freud.
A Obra de Sigmund Freud sobre o tenebroso mundo do subconsciente mudou o mundo. Com a introdução de uma técnica para sondar a mente inconsciente, Freud forneceu ferramentas úteis para entender os desejos secretos das massas. Inconscientemente, a sua obra serviu como precursora para um mundo cheio de doutores políticos, magnatas, marketing e a crença da sociedade de que a busca de satisfação e felicidade é o objectivo último do homem."
Episódios
 
1 Máquinas de felicidade. YOUTUBE
2 A Engenharia do consenso VIMEO
3 Há um policia nas nossas cabeças, e devemos destrui-lo. YOUTUBE
4 Oito pessoas bebericando vinho. YOUTUBE

INFO: DOCSPT

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

London, Harrow, United Kingdom