“And so I ask myself: 'Where are your dreams?' And I shake my head and mutter: 'How the years go by!' And I ask myself again: 'What have you done with those years? Where have you buried your best moments? Have you really lived?" Fyodor Dostoyevsky, White Nights

terça-feira, 16 de abril de 2013

A Armadilha – O Que Aconteceu ao Nosso Sonho de Liberdade / The Trap: What Happened to Our Dream of Freedom (2007)

"A Armadilha – O Que Aconteceu ao Nosso Sonho de Liberdade é um documentário produzido pela BBC, dirigido e escrito por Adam Curtis, conhecido por outros documentários incluindo “The Century of the Self” (O Século do Eu) e “The Power of Nightmares” (O Poder dos Pesadelos). A série explora o conceito e a definição de liberdade contemporânea, transformada "num modelo simplista dos seres-humanos como criaturas egocêntricas, quase robôtizadas, e que deram forma à ideia actual de liberdade."

Episódios:

Curtis examina a difusão da teoria dos jogos durante a Guerra Fria e a forma como os modelos matemáticos do comportamento foram adaptados ao pensamento económico.

Reiterando as ideias do anterior episódio, o realizador desenvolve temas como o das drogas como o prozac e a difusão de listas de sintomatologia psiquiátrica, e de como a ansiedade e a depressão foram usadas para normalizar o comportamento e tornarem os humanos previsíveis, como máquinas. 

O último programa foca os conceitos de liberdade positiva e liberdade negativa introduzida nos anos 50 por Isaiah Berlin. Curtis explica como a liberdade negativa pode ser definida como liberdade sem coerção e a liberdade positiva como o poder de atingir o potencial de cada um. Tony Blair, que havia conhecido as teorias de Berlin, nos 1990 argumentou que ambos os conceitos positivo e negativo de liberdade podiam ser mútuamente compatíveis, o que viria a ter graves consequências.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

London, Harrow, United Kingdom